Declaração de Privacidade iFood para Parceiros

Data da publicação: 23 de julho de 2021.

Olá!

A proteção de dados é muito importante para o iFood e faz parte da nossa missão de proporcionar um serviço cada vez melhor!

Conheça, nesta Declaração, as condições de tratamento de dados de estabelecimentos parceiros e partes relacionadas.

Quer saber mais sobre como ser um Parceiro do iFood? Confira o nosso Portal, que contém todas as informações sobre ser um parceiro do iFood.

1. A quem esta Declaração se aplica?

Esta Declaração de Privacidade, também chamada de “Declaração”, é aplicável aos estabelecimentos que se cadastram na “Plataforma” composta pelo site, aplicativo iFood para Parceiros, aplicativo iFood e demais plataformas e serviços oferecidos pelo iFood.

São estabelecimentos parceiros do iFood: (a) Restaurantes, como: lanchonetes, padarias, docerias e outros tipos de restaurantes que fornecem alimentos preparados, e (b) Mercados, como: supermercados, hipermercados, farmácias, pet shops, lojas de conveniência e outros tipos de mercado, em conjunto denominados de “Estabelecimento” ou “Parceiro”.

O sócio, administrador, diretor, representante ou qualquer agente que represente um Estabelecimento é chamado de “Responsável Legal”.

2. O que é o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais (ou tratar dados), significa qualquer operação realizada com esses dados, por exemplo: coleta, utilização, acesso, processamento, armazenamento, eliminação, comunicação e transferência.

O dado pessoal é uma informação relacionada a uma pessoa humana identificada ou identificável. O dado relativo a uma pessoa natural, como é o caso do Responsável Legal, é um dado pessoal.

3. Quem controla o tratamento?

O iFood exerce o papel de controlador dos dados pessoais tratados em sua Plataforma, atuando conforme a legislação aplicável e conforme descrito na presente Declaração.

O controlador é a pessoa física ou jurídica que decide sobre o tratamento de dados pessoais.

4. Quais dados são coletados?

Saiba quais dados coletamos para realizar a oferta de serviços aos Parceiros do iFood.

4.1 Cadastro na Plataforma

Para ser um Parceiro iFood, você precisa se cadastrar na Plataforma e celebrar um contrato de parceria com o iFood.

Restaurante: você deverá: (a) se cadastrar no Portal do Parceiro, no qual você incluirá informações cadastrais e complementares, e (b) baixar e acessar o Gestor de Pedido, no qual você gerenciará os pedidos feitos pelos usuários.

Mercado: você deverá: (a) se cadastrar e acessar no Portal do Parceiro, e (b) escolher o Modelo de Implementação dos seus produtos com o iFood em um dos formatos disponíveis.

a) Dados de perfil

Coletamos os seguintes dados do Parceiro: razão social, número de inscrição no CNPJ, endereço eletrônico, endereço de correspondência, número de telefone e preferências de contato.

Quando necessário, teremos acesso a informações do Responsável Legal, como: nome, número de inscrição no CPF, número do RG, endereço eletrônico e número de telefone.

Conseguimos também identificar o nome do colaborador do Parceiro que interage junto ao Portal do Parceiro para inserir as informações operacionais, como por exemplo, mas não se limitando à atualização de estoque.

b) Dados de pagamento

Para fins de cumprimento contratual e repasse dos valores de pedidos, é necessário que o Parceiro informe os seguintes dados bancários: nome da instituição bancária, número da agência e da conta e o tipo de conta.

Atenção: Caso seja de interesse do Parceiro, o repasse dos valores pode ser efetivado junto à conta digital da Movile Pay, empresa pertencente ao Grupo iFood (para mais informações, consulte o item 8.5).

c) Dados de localização

O Parceiro deve inserir, manualmente na Plataforma, o endereço correspondente ao local de retirada do pedido feito pelo usuário.

Atenção: Para fins da Lei n° 12.965 de 2014 (Marco Civil da Internet), ou qualquer lei que venha substituí-la, a localização fornecida será considerada como dado cadastral.

4.2 Dados gerados durante a utilização da Plataforma

a) Dados dos seus dispositivos

Podemos, automaticamente, coletar informações sobre os dispositivos a partir dos quais a plataforma iFood é acessada, como: endereço IP, tipo de navegador e idioma, provedor de serviços de internet (ISP), páginas de consulta e saída, sistema operacional, informações sobre data e horário, dados sobre a sequência de cliques, fabricante do dispositivo, modelo, versão do aparelho e do aplicativo, versão do sistema operacional, identificador de publicidade do aparelho (IDFA), informações de acessibilidade do aparelho e redes Wi-Fi.

b) Dados transacionais e uso da Plataforma

Coletamos dados sobre suas interações em nossa Plataforma, incluindo: data e horário de acessos, buscas e visualizações.

Também podemos coletar dados transacionais relacionados ao uso dos nossos serviços como: detalhes do pedido, data e hora do pedido, valor cobrado, distância entre o estabelecimento e local de entrega e método de pagamento.

c) Dados de comunicação

O iFood pode intermediar a comunicação entre usuários, entregadores e estabelecimentos parceiros através da nossa Plataforma. É possível que os usuários entrem em contato com o Parceiro por meio do nosso chat ou telefone anonimizado.

Para prestar este serviço, o iFood pode receber alguns dados relativos às chamadas, textos ou outras comunicações, incluindo a data e hora das comunicações e o seu conteúdo.

4.3 Dados não-pessoais

Nós também podemos obter informações não-pessoais, ou seja, dados que não permitem a associação direta com qualquer pessoa especificamente. É um exemplo de dado não-pessoal o agrupamento de pedidos por região.

5 Por que coletamos os dados de Parceiros?

Podemos utilizar os dados coletados para prover, manter, melhorar e personalizar nossos produtos e serviços destinados aos Parceiros, existentes ou a serem criados. Esse tratamento inclui a utilização dos dados para criar e atualizar a sua conta e para algumas finalidades internas, tais como: auditoria, análise de dados e pesquisas para aprimorar os produtos e serviços, comunicações, e geração de análises estatísticas (isto inclui tendências de consumo).

5.1 Para prover nossos serviços

Saiba quais são as finalidades de tratamento de dados relacionadas aos serviços fornecidos pelo iFood para Parceiros.

5.2 Para enviar comunicações importantes

Periodicamente, poderemos usar os dados de Parceiros para enviar avisos e notificações importantes, como comunicados sobre compras, alterações em prazos, condições, políticas e promoções.

Nossas comunicações são direcionadas por e-mail, WhatsApp e pop-up no Portal do Parceiro.

Atenção: Como essas informações são importantes para a sua interação com o iFood, o Parceiro não poderá optar por não receber esse tipo de comunicação, já que são inerentes ao uso do serviço.

5.3 Para avaliação de Parceiros

Ao responder comentários das avaliações dos clientes na Plataforma, o Parceiro nos autoriza a publicar e utilizar tais respostas em websites, em todas plataformas do iFood e em quaisquer materiais de marketing ou publicidade. Nesses casos, o nome do Parceiro será identificado.

5.4 Para oferecer suporte

Também teremos acesso às suas informações quando o Parceiro solicitar nosso suporte através dos canais de atendimento oficiais do iFood para Parceiros.

Neste caso, poderemos utilizar os dados de Parceiros para: (a) confirmar que a solicitação foi feita pelo próprio Parceiro, (b) direcionar as dúvidas para o atendente de suporte, (c) investigar e direcionar o problema reportado, e/ou (d) monitorar e melhorar nossos procedimentos de suporte.

5.5 Para segurança e prevenção à fraude

Nós também podemos utilizar seus dados pessoais para aprimorar nossos mecanismos de segurança e melhorar os serviços e as ofertas do iFood destinadas aos Parceiros. Dessa forma, podemos analisar e solucionar problemas técnicos, bem como identificar e coibir fraudes na utilização do nosso serviço.

5.6 Para fins publicitários

Nós poderemos usar as informações do Parceiro para enviar e preparar material de publicidade, bem como outros materiais promocionais voltados ao marketing de nossos serviços e de novidades para o Parceiro, o que inclui campanhas digitais (tais como marketing direcionado em redes sociais e notificações push) e não digitais (como divulgação em radiodifusão, outdoors, panfletos, entre outros).

5.7 Para realizarmos pesquisas diversas

Podemos utilizar os dados do Parceiro para entrar em contato e coletar opinião para aprimoramento de nossos serviços ou para pesquisa de satisfação de treinamentos, por exemplo.

Nesta hipótese, perguntaremos se o indivíduo participante concorda em participar da pesquisa em questão, sempre podendo recusar.

5.8 Em caso de requisições legais e regulatórias

Os dados poderão ser utilizados para endereçarmos reivindicações jurídicas e regulatórias relacionadas à utilização dos nossos serviços.

6. Como protegemos os dados?

O iFood adota medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

Utilizamos os princípios estipulados por lei, respeitando a privacidade e protegendo dados de quaisquer indivíduos relacionados ao iFood em nossos processos internos como um todo.

Só tratamos os dados mediante alto grau de segurança, implementando as melhores práticas em uso na indústria para a proteção de dados, tais como técnicas de criptografia, monitoramento e testes de segurança periódicos.

7. Como os dados são armazenados?

Entenda como o iFood armazena os dados tratados na Plataforma.

7.1 Onde os dados são armazenados

Os dados que coletamos são armazenados em serviços de nuvem confiáveis, de parceiros que podem estar localizados no Brasil ou em outros países que ofereçam serviço de armazenamento em nuvem confiáveis e usualmente utilizados por empresas de tecnologia, tais como Estados Unidos da América (EUA) e em países da América Latina e da Europa.

Atenção: Na contratação desses serviços, o iFood sempre busca empresas que empregam alto nível de segurança no armazenamento de suas informações, estabelecendo contratos que não violam as definições de privacidade previstas nesta Declaração e na legislação aplicável.

7.2 Por quanto tempo os dados são armazenados

O iFood armazena os dados durante o período necessário para as finalidades apresentadas no nosso Portal e nesta Declaração de Privacidade, respeitando o período de retenção de dados determinado pela legislação aplicável.

Atenção: Caso a exclusão da conta do Parceiro seja solicitada, os seus dados pessoais fornecidos ao iFood durante a utilização dos nossos serviços serão excluídos, salvo para cumprir as finalidades permitidas pela legislação de proteção de dados.

Em alguns casos, podemos reter suas informações mesmo que a conta do Parceiro seja excluída, tais como: (a) nas hipóteses de guarda obrigatória de registros previstas em leis aplicáveis, (b) caso houver uma questão não resolvida relacionada à sua conta (como, por exemplo, uma reclamação, ou disputa não resolvida, (c) para o exercício regular de direitos do iFood, ou (d) caso seja necessário para atender nossos interesses legítimos, como prevenção de fraudes e aprimoramento dos serviços de segurança em benefício dos usuários.

8. Como os dados são compartilhados?

Saiba com quem o iFood pode compartilhar os dados.

8.1 Provedores de Serviços

Por razões de processamento de dados em nome do iFood, podemos compartilhar dados com terceiros prestadores de serviços. Nesse caso, os dados serão tratados de forma a proteger a sua privacidade, tendo essas empresas o dever contratual de garantir proteção compatível com a legislação aplicável e com os termos desta Declaração.

Nós podemos utilizar os serviços dessas empresas para facilitar nosso serviço, prover o serviço do iFood em nosso nome e executar atividades relacionadas ao serviço, incluindo: (a) manutenção dos serviços, (b) sistemas de computadores e provedores de armazenamento em nuvem, (c) central de atendimento ao cliente, (d) agências de publicidade, e outras.

Atenção: Essas empresas ou indivíduos têm acesso restrito ao necessário aos dados, nos limites da execução das atividades solicitadas pelo iFood. Elas também são obrigadas a não usar ou divulgar tais informações para nenhuma outra finalidade.

8.2 Usuários do iFood

Quando os usuários do iFood realizam um pedido a um de nossos Parceiros, eles possuem acesso às seguintes informações: razão social, CNPJ, endereço completo, horários de funcionamento, formas de pagamento e as avaliações de outros usuários sobre o Parceiro.

Ainda, o iFood disponibiliza um chat no qual o Parceiro pode entrar em contato diretamente com o usuário se necessário.

8.3 Parceiros de entregas

Para que seja realizada a coleta do pedido feito pelo usuário no estabelecimento do Parceiro, podemos compartilhar com nossos parceiros de entrega o endereço e nome fantasia do Parceiro.

8.4 Parceiros comerciais

Podemos compartilhar seus dados com empresas com as quais o iFood mantém um relacionamento de colaboração ou parceria, a fim de realizar atividades financeiras ou comerciais que envolvem oferecer promoções, produtos e serviços dessas empresas em conjunto com o iFood.

Atenção: Nesses casos, são firmados acordos ou contratos com o objetivo de proteger a privacidade e os dados pessoais de usuários do iFood e o cumprimento da legislação aplicável para que todas as medidas cabíveis para garantir o cumprimento dos padrões de confidencialidade e segurança sejam tomadas.

8.5 Empresas do Grupo iFood

Nós podemos compartilhar os dados que coletamos com as empresas do Grupo iFood.

As empresas do Grupo iFood seguem o mesmo padrão de proteção de dados pessoais descrito nesta Declaração e obedecem às mesmas finalidades descritas neste documento. Ao compartilharmos os seus dados com essas empresas, as mesmas garantias e cuidados que o iFood possui com os seus dados serão replicados pelas empresas do Grupo iFood.

O compartilhamento de dados com empresas do Grupo iFood terá como finalidades: (a) desenvolvimento de novos produtos, funcionalidades e serviços, bem como sua melhoria e aperfeiçoamento, (b) oferta de produtos e serviços que melhor atendam aos seus interesses, (c) geração de dados estatísticos e agregados acerca do uso de nossos produtos e serviços e perfis dos usuários, (d) marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção de produtos e serviços e (e) investigações e medidas de prevenção e combate a ilícitos e fraudes.

8.6 Alteração do controle societário

No caso de operações societárias, como reestruturação, fusão ou venda de ativos do iFood, do grupo econômico ou de parte dele, os dados de Parceiros poderão ser transferidos, desde que respeitados os termos desta Declaração.

8.7 Empresas de serviço de análise

Para entregarmos promoções interessantes para o Parceiro, bem como aperfeiçoar nossos serviços, nós também podemos compartilhar dados anonimizados com empresas especializadas que ofereçam nível de proteção de dados compatível com esta Declaração de Privacidade.

8.8 Autoridades públicas

O iFood também poderá compartilhar informações do Parceiro com autoridades policiais ou judiciais e autoridades públicas competentes. Dentro e fora do país em que você reside, caso seja requerido pela legislação aplicável, por decisão judicial e por requisição de autoridades, ou se necessário para responder a processos judiciais ou para participar em eventuais litígios ou disputas de qualquer natureza. Nessas situações, o iFood tem o dever de cooperar com as autoridades competentes na medida do estipulado por lei.

Além disso, o iFood reserva a si a prerrogativa de compartilhar informações sobre seus usuários a terceiros quando houver motivos suficientes para considerar que a atividade de um usuário é suspeita, ilegal ou prejudicial ao iFood ou a terceiros.

Atenção: Essa prerrogativa será utilizada pelo iFood quando considerar apropriado ou necessário para manter a integridade e a segurança do seu serviço, para o cumprimento dos seus Termos e Condições de Uso, para o exercício regular de seus direitos e com o intuito de cooperar com a execução e o cumprimento da lei, independentemente de existir ou não uma ordem judicial ou administrativa para tanto.

9. Como utilizamos cookies e outras tecnologias?

O iFood pode utilizar, para uma variedade de funções, tecnologias como cookies, pixel tags, armazenamento local ou outros identificadores, tanto de dispositivos móveis ou não, e/ou tecnologias semelhantes (“cookies e outras tecnologias”), para uma variedade de funções. Essas tecnologias nos ajudam a autenticar a sua conta, promover e aperfeiçoar os serviços do iFood, personalizar a sua experiência e avaliar a eficácia da nossa comunicação e publicidade.

9.1 O que são essas tecnologias?

Pixel Tags(ou GIFs limpos, web beacons ou pixels)são pequenos blocos de código em uma página da web que permitem que elas realizem ações como ler e armazenar cookies e transmitir informações para o iFood. A conexão resultante pode incluir informações como o endereço de IP de um dispositivo, a hora em que uma pessoa visualizou o pixel, um identificador associado ao navegador ou dispositivo e o tipo de navegador em uso.

a) Identificadores de Dispositivo Mobile

São códigos que possibilitam a identificação do seu dispositivo móvel, seja de maneira persistente ou transitória, tais como o ID de Publicidade ou o ID de seu sistema operacional.

b) Cookies

São pequenos arquivos armazenados no seu navegador, celular ou outro dispositivo.

9.2 Para oferecer uma experiência personalizada

O iFood e os seus parceiros também usam cookies e outras tecnologias para memorizar informações pessoais quando você usa o nosso Site, aplicativo ou a rede de parceiros do iFood que possam usar tecnologias similares. A nossa meta, nesses casos, é fazer com que a sua experiência com o iFood seja mais conveniente e personalizada.

Por exemplo, saber a razão social do seu Estabelecimento nos permite dar boas-vindas a você na próxima vez em que você acessar o iFood.

Conhecer seu país e idioma nos permite viabilizar a você uma experiência de compras personalizada e mais útil.

9.3 Para avaliar a eficácia da nossa comunicação e publicidade

Também usamos essas informações para entender e analisar tendências, administrar os nossos serviços, aprender sobre o comportamento do usuário, obter informações demográficas sobre a nossa base de usuários de maneira geral.

Em algumas das nossas mensagens de e-mail, nós usamos uma “URL click-through“ (endereço externo) vinculada ao conteúdo do iFood. Quando os clientes clicam em uma dessas URLs, os usuários são enviados para um servidor diferente antes de chegarem à página de destino do nosso serviço. Nós monitoramos esses dados de click-through para entender o interesse em determinados tópicos e avaliar a eficácia de comunicação com os nossos clientes. Se você preferir não ser monitorado, não clique em textos ou links contidos em mensagens de e-mails enviados pelo iFood.

Os pixel tags nos permitem enviar mensagens de e-mail em formatos que os usuários possam ler e nos dizer se o e-mail foi aberto ou não. Nós podemos usar essas informações para reduzir ou eliminar as mensagens enviadas aos usuários.

9.4 Tecnologia de terceiros

Além dos cookies e outras tecnologias do iFood, nós podemos permitir que terceiros contratados pelo iFood utilizem cookies e outras tecnologias de sua propriedade para identificar seu navegador e dispositivo, de modo a lhe oferecer publicidade direcionada do iFood quando você acessa websites ou aplicativos de terceiros.

Esses terceiros podem também fornecer ao iFood informações acerca do desempenho das campanhas de marketing desenvolvidas por meio do compartilhamento de dados conosco.

A título de exemplo, algumas dessas empresas podem utilizar cookies e outras tecnologias próprias nos serviços do iFood, tais como: Facebook, Google Analytics e Double Click.

10. O iFood transfere os dados para outros países?

Para realizar algumas das atividades envolvidas nos serviços da Plataforma, o iFood poderá fazer transferências internacionais de dados para outros países, tais como Estados Unidos da América e para países da União Europeia e da América Latina.

Em qualquer caso de compartilhamento com parceiros ou prestadores de serviços localizados em outros países, estabelecemos contratualmente que o parceiro deve possuir um padrão de proteção de dados e segurança da informação compatível com esta Declaração e com a legislação aplicável.

11. Como tirar dúvidas?

Se você tiver algum questionamento ou dúvida com relação à Declaração de Privacidade iFood para Parceiros ou qualquer prática aqui descrita, entre em contato conosco através do chat localizado no canto inferior do Portal do Parceiro, após realizar o seu login.

Também disponibilizamos no Portal do Parceiro, na aba Chamados e Ajuda, as principais dúvidas e respostas.

Para que sua solicitação seja devidamente analisada por nós, ela deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:

  • Razão social ou nome fantasia do Parceiro;
  • Nome completo do Responsável Legal;
  • Telefone para contato;
  • E-mail (o mesmo utilizado no cadastro do iFood);
  • Descrição da dúvida ou motivos de eventual solicitação.

12. Como modificamos as mudanças feitas nesta Declaração?

O iFood poderá atualizar esta Declaração de Privacidade periodicamente, sendo que a versão em vigor será sempre a mais recente.

Se fizermos alguma alteração na Declaração em termos materiais, colocaremos um aviso na Plataforma ou enviaremos um e-mail, juntamente com a Declaração de Privacidade atualizada.

Para verificar a data da versão em vigor, verifique a “Data de atualização” no início deste documento.